Desportos
14 maio 2019 às 19h05

Pedro Proença vai estar com um pé na Luz e outro no Dragão

Se ganhar o campeonato, plantel do Benfica começa festa no relvado do Estádio da Luz e depois segue de autocarro aberto para o Marquês de Pombal onde vai ser montado um palco.

Carlos Ferro

No sábado o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional vai estar durante a tarde de sábado a meio caminho dos estádios da Luz e do Dragão até haver uma indicação clara de quem poderá ser o campeão nacional de futebol. Nessa altura, Pedro Proença seguirá para o recinto onde entregará a taça ao clube que ficar no primeiro lugar do campeonato.

Com os jogos Benfica-Santa Clara e FC Porto-Sporting marcados para as 18.30 de sábado (dia 18) e existindo a possibilidade de os portistas se sagrarem campeões - para tal se concretizar os encarnados têm de perder com a equipa açoriana e os atuais detentores do título vencer o Sporting - o líder da LPFP não pode estar de início num dos recintos. Isto apesar de a classificação ser favorável ao Benfica que lidera com mais dois pontos que o FC Porto. Por isso, sabe o DN, vai passar o sábado a meio caminho de Lisboa e Porto para depois se dirigir ao estádio do novo campeão para participar na cerimónia de entrega do troféu referente à temporada 2018/19.

A cinco dias dos jogos decisivos já se sabe alguns pormenores do que prepara o Benfica para festejar o título, apesar de tanto o clube como a PSP ainda não terem concluído das reuniões de preparação para esse dia no que diz respeito à segurança e à forma como será a festa.

De acordo com as informações recolhidas pelo DN a polícia já tem em preparação o dispositivo que vai colocar no terreno em Lisboa e no Porto. No entanto, as informações mais pormenorizadas de como será essa operação só deverá ser conhecidos na tarde de quinta-feira ou na sexta durante conferências de imprensa dos responsáveis da PSP.

Equipa feminina no relvado e autocarro até ao Marquês de Pombal

No caso do Benfica, vai ser montado um palco no Estádio da Luz onde a equipa receberá o troféu de campeão caso se concretize a conquista do 37.º título nacional. Após o jogo o primeiro momento de festa será no relvado com a entrega da taça prevista para acontecer depois das entrevistas rápidas que os técnicos, nomeadamente Bruno Lage (Benfica), são obrigados a conceder ao canal de televisão que tem o exclusivo da transmissão: a BTV.

Antes destes festejos, está prevista um "aquecimento" caso a equipa feminina do clube vença o Valadares Gaia FC na final da Taça de Portugal feminina. O jogo está marcado para as 15.00, no Estádio do Jamor (com transmissão na BolaTV), e caso conquiste o troféu a equipa liderada por João Marques vai mostrar a taça aos adeptos que estarão no Estádio da Luz ao intervalo do jogo entre os encarnados e o Santa Clara.

Regressando à equipa principal do clube, os jogadores e as famílias vão sair do estádio num autocarro aberto e seguirão para o Marquês de Pombal onde uma estrutura que vai ser colocada no final do Parque Eduardo VII servirá de palco para a continuação da festa pela madrugada de domingo.

No caso de ser campeão o plantel profissional do Benfica deve ser recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa na segunda-feira.