05 abril 2016 às 17h59

Campeã olímpica russa suspensa por doping

Tatyana Lysenko, que ganhou ouro no lançamento de martelo em Londres 2012, acusou positivo numa amostra que foi recolhida em 2005 e agora reanalisada

A russa Tatyana Lysenko, campeã olímpica do lançamento de martelo, foi provisoriamente suspensa devido a doping, anunciou esta terça-feira a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

Lysenko, igualmente duas vezes campeã do Mundo (2011 e 2013), deu positivo após novo teste de amostras colhidas nos Mundiais de 2005 em Helsínquia, nos quais foi bronze, revelaram órgãos de comunicação russos.

Ainda assim, a IAAF não especificou a data da análise nem o produto proibido usado pela atleta que agora dá pelo nome de casada, Tatyana Beloborodova.

Este caso volta a ensombrar o atletismo russo cuja federação está suspensa desde novembro face a sucessivos escândalos de doping, inclusivamente 'patrocínio' pelo Estado.

A Rússia está a tentar reorganizar-se e credibilizar-se até à reunião do Conselho da IAAF de maio, que decidirá se os seus atletas são autorizados a competir nos Jogos Olímpicos Rio2016, de 05 a 21 de agosto.