23 outubro 2016 às 02h57

Trauma pós-Champions já custou sete pontos aos leões

Só aos 90+6 minutos o Sporting se livrou de uma derrota na receção ao Tondela. Equipa de Jorge Jesus tem menos três pontos e sofre o dobro dos golos em relação à época passada

João Ruela

O Sporting foi incapaz de vencer na receção ao Tondela e foi com muita sorte que escapou à derrota. Os leões empataram 1-1 na receção à equipa de Petit, já foram relegados para o 3.º lugar pelo FC Porto e podem acabar a jornada a cinco pontos do Benfica. O cenário poderia ser bem mais negro, mas um golo de Joel Campbell aos 90+6 minutos amenizou os estragos de uma equipa que não se dá bem em semana de competições europeias.

No rescaldo de três jogos da Liga dos Campeões, o Sporting perdeu sete pontos em nove possíveis. Depois da derrota em Vila do Conde (3-1) e do empate em Guimarães (3-3), o Sporting voltou a comprometer e já tem menos três pontos do que os que somava por esta altura na época passada.

Os leões vivem uma situação bem distinta quando comparada à temporada transata, uma vez que podem ficar já a cinco pontos do Benfica, enquanto na época passava levavam, à oitava jornada, sete de vantagem sobre a equipa de Rui Vitória. Apesar do elevado investimento na equipa para esta época, um dos maiores da história do clube, o Sporting dá sinais de insegurança e instabilidade e Petit revela-se um especialista a complicar a tarefa de Jorge Jesus em Alvalade: em três encontros com o técnico, três empates.

Só Gelson agitou

Após ter sido eleito o melhor jogador da I Liga dos dois primeiros meses do campeonato, Gelson Martins fez jus à distinção. O jovem extremo formou uma perigosa e dinâmica asa direita com Schelotto e aos quatro minutos esteve bem perto de inaugurar o marcador, mas acertou em cheio no poste. Parecia estar dado o mote para uma exibição de grande expressão ofensiva em Alvalade, mas nada correu como planeado. Basta dizer que Cláudio Ramos acabou por fazer tantas defesas como Rui Patrício em toda a partida: uma.

Jorge Jesus trocou Markovic por André, mas o brasileiro foi uma nulidade no ataque leonino, à imagem do compatriota Elias a meio-campo - o experiente médio não tem dado conta da tarefa de substituir Adrien e Jorge Jesus deixou-o nos balneários ao intervalo.

Quando Luc Castaignos se preparava para a estreia com a camisola dos leões, golpe de teatro em Alvalade: Jaílson, solto do lado direito, cruzou para a grande área e Murillo antecipou-se a Rui Patrício. O avançado venezuelano foi contratado pelo Benfica em 2015 e tinha como expectativa convencer Jorge Jesus a dar-lhe um lugar no clube da Luz. O técnico saiu para Alvalade, mas o avançado cedido ao Tondela não deixou de mostrar serviço ao técnico.

Em vantagem, o Tondela reforçou a sua missão defensiva e o Sporting mostrava-se incapaz de criar lances de perigo. No entanto, aos 90+6 minutos Joel Campbell mostrou que Jorge Jesus tomou a decisão certa quando hesitava entre lançar o costa-riquenho ou Markovic: Gelson Martins cruzou e Campbell, aguentando a pressão da defesa do Tondela, conseguiu fazer o empate. Uma prova de que o antijogo nem sempre compensa: se Cláudio Ramos não tivesse queimado tanto tempo na segunda parte, o árbitro não teria dado seis minutos de compensação. E foi aos 90+6 que o Sporting marcou...

Apesar da efusiva festa de Campbell, Rui Costa deu o jogo por terminado pouco depois e o Sporting quebrou uma série de oito vitórias consecutivas em Alvalade em jogos da I Liga.

A pior defesa de Jorge Jesus

Ciani, Schelotto, Zeegelaar, Coates, Ewerton, Naldo, João Pereira, Douglas, e ainda se pode contar com Bruno César e o regresso de Rúben Semedo. Desde que Jorge Jesus chegou a Alvalade, o Sporting já recrutou dez defesas, mas o setor mais recuado tem sido a principal dor de cabeça nesta temporada.

Os leões já sofreram dez golos na Liga, mais do que Benfica e FC Porto juntos e o dobro dos que tinham à 8.ª ronda da última época. É preciso recuar até 2005-06 para encontrar uma defesa tão permeável em Alvalade (11 golos sofridos na altura). Mas o problema não se limita ao Sporting: Jesus não tinha, há 15 anos, uma equipa a sofrer tantos golos na I Liga. Nem Benfica, nem Sp. Braga, nem Belenenses: é preciso recuar até 2001, quando estava no Estrela da Amadora.