07 dezembro 2017 às 00h32

Wolverhampton tenta contratação de João Carvalho

Médio de apenas 20 anos não tem sido opção regular para Rui Vitória, mas é bastante apreciado por Nuno Espírito Santo

Gonçalo Lopes

O Wolverhampton, líder da II Liga inglesa treinado pelo português Nuno Espírito Santo, está interessado na contratação de João Carvalho, médio de 20 anos do Benfica. Os ingleses já fizeram uma primeira abordagem junto da SAD dos encarnados, mas até ao momento ainda não existe acordo entre as partes.

O médio, que se estreou na Liga dos Campeões na última terça-feira, tendo alinhado os 90 minutos na derrota (0-2) com o Basileia, não tem sido opção regular de Rui Vitória, pois além dessa partida na Champions só jogou nove minutos num jogo da Taça de Portugal. Nesse sentido, tanto a SAD como o próprio jogador não descartam uma saída em janeiro, na reabertura do mercado.

Os primeiros contactos entre as duas partes surgiram no início de novembro, quando Luís Filipe Vieira se deslocou a Londres, na companhia do empresário Jorge Mendes. O Wolverhampton é líder isolado da II Liga inglesa e está apostar forte na subida à Premier League na próxima temporada. O técnico português entende que João Carvalho pode ser um bom reforço e espera que as negociações se concluam.

Refira-se que entre os dois clubes as relações são excelentes, como se pode ver pelos recentes negócios, nomeadamente a transferência de Hélder Costa e o empréstimo de João Teixeira. Além destes dois, jogam no Wolverhampton os portugueses Roderick Miranda, Rúben Vinagre, Pedro Gonçalves, Rúben Neves, Ivan Cavaleiro e Diogo Jota.

Custos da saída da Champions

A eliminação precoce do Benfica da Champions, sem qualquer ponto somado, além do aspeto desportivo, é também um grande rombo nas finanças da SAD do clube da Luz.

O único encaixe do Benfica em prémios da UEFA (estão ainda por apurar as receitas do market pool, relativas aos direitos televisivos) esta temporada diz respeito ao prémio de presença na fase de grupos - 12,7 milhões. Se compararmos com a campanha dos encarnados realizada na época passada, a diferença é de... 10,4 milhões de euros.

Em 2016/17, num grupo até teoricamente mais complicado (Nápoles, Besiktas e Dínamo de Kiev), o Benfica atingiu os oitavos de final, fase onde foi eliminado pelo Dortmund (vitória em casa por 1-0 e derrota por 4-0). Uma campanha, contudo, que deixou nos cofres encarnados 23,1 milhões de euros só em prémios da UEFA - 12,7 pela presença na fase de grupos, seis milhões pela passagem aos oitavos de final e ainda 4,454 milhões, de acordo com o relatório financeiro da UEFA. Ou seja, contas feitas, e sem as receitas de market pool, há uma diferença de 10,4 milhões de euros da época transacta para a atual.