07 dezembro 2016 às 12h09

Le Tissier acusa ex-treinador do Southampton no âmbito do escândalo de pedofilia

A antiga estrela do futebol inglês revelou ter recebido massagens de Bob Higgins enquanto estava nu

DN/Lusa

O ex-internacional inglês Matthew Le Tissier revelou ter sido alvo de "comportamento inapropriado" por parte do antigo treinador do Southampatton Bob Higgins, que está no centro do escândalo de pedofilia que está a abalar o futebol britânico.

Le Tissier disse à BBC ter recebido massagens de Higgins enquanto estava nu, tal como outros então jovens jogadores do Southampton, comportamento que qualificou de "inapropriado", apesar de considerar não ter sido vítima de abuso por parte do técnico.

"Estávamos todos deitados nas camas, sem roupa, e foram massagens não muito prolongadas, mas senti-me desconfortável. Foi francamente errado. Analisando agora, sabemos que está errado, mas, na altura, um jovem apenas pensa: Isto é normal?", recordou Le Tissier.

A comunicação social britânica revelou no domingo que o Conselho Nacional de Chefes de Polícia (NPCC, sigla em inglês), órgão que coordena as forças policiais locais, está a investigar 55 clubes, tanto profissionais como amadores.

O ex-jogador Davy Russell, do Charlton Athletic, de 50 anos, disse que enviou uma carta à FA, em 1986, a relatar os abusos sexuais de que foi alvo por parte de Eddie Heath, antigo 'olheiro' do Chelsea, e não obteve resposta.

A FA e os clubes ingleses foram acusados de terem abafado durante décadas inúmeros atos de pedofilia envolvendo um número ainda não determinado de vítimas, mas que poderá ser superior a 350 de acordo com um relatório divulgado pela polícia.