28 novembro 2015 às 10h28

Ataque com 'rocket' a acampamento da ONU faz três mortos

O norte do Mali está desde 2012 sob o controlo de grupos jihadistas ligados à Al-Qaeda, após a derrota do exército

Lusa

Dois soldados das Nações Unidas guineenses e um civil foram hoje mortos e 14 ficaram feridos num ataque com um 'rocket' a um acampamento da ONU no Mali (Minusma), em Kidal (nordeste), segundo uma fonte da ONU e uma fonte local.

"O nosso acampamento foi atacado em Kidal no início desta manhã por terroristas. Eles usaram 'rockets' que mataram dois elementos da força de paz da nacionalidade guineense" e ainda um "elemento civil", disse à agência noticiosa AFP um funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU), confirmando ainda a informação uma fonte local.

Outra fonte disse ainda à AFP que o ataque provocou mais 14 feridos.

"Esses são os inimigos da paz", que são os autores do ataque, disse à AFP um vereador municipal de Kidal, capital da região com o mesmo nome.

O norte do Mali caiu em março-abril de 2012 sob o controle de grupos jihadistas ligados à Al-Qaeda após a derrota do exército.

Um ataque em 20 de novembro contra o Grand Hotel Radisson Blu na capital Bamako, que fez reféns cerca de 150 pessoas, entre clientes e empregados, resultou na morte de mais de 20 pessoas.

O ataque foi reivindicado naquele dia pelo grupo jihadista Al-Mourabitoune, com a participação da Al Qaeda.