12 junho 2017 às 17h08

"Meu Deus, essa mão é muito fixe"

Próteses biónicas 3D em testes clínicos no Reino Unido

DN

Dez crianças britânicas com membros amputados vão poder participar em testes clínicos apoiados pelo serviço nacional de saúde em que recebem próteses de mãos robóticas a partir desta semana. As próteses de mãos biónicas serão feitas pela empresa Open Bionics, que recorre a impressoras 3D para fazer as peças.

Enquanto, neste momento, um paciente britânico demora até 12 semanas a receber uma prótese personalizada que pode custar até 80 mil libras, cerca de 71 mil euros, as próteses da Open Bionics custam cerca de 5 mil libras, o equivalente a 4460 euros, e demoram menos de cinco dias a serem construídas.

Os testes clínicos, que serão em Bristol, vão ser apoiados pelo serviço de saúde público no âmbito da iniciativa Small Business Research Initiative for Healthcare (SBRI), que coloca empresas ao serviço da saúde, segundo um comunicado da SBRI.

A empresa Open Bionics tem recebido vários prémios nos últimos anos pela inovação em robótica e inteligência artificial. A sua paciente mais famosa é Tilly Lockey, uma menina que perdeu as duas mãos quando teve meningite com apenas um ano de idade. Agora, com 11 anos, Tilly tem uma mão feita pela Open Bionics que diz adorar.

"Em vez de as pessoas sentirem pena de mim por não ter uma mão, eles dizem 'meu Deus, essa mão é muito fixe'", contou a menina à BBC.

[amazon:2017/06/tilly_20170612154827]