20 outubro 2016 às 19h25

Líder da UEFA admite final da Liga dos Campeões fora da Europa

O novo presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, revelou esta quinta-feira que pretender tornar mais transparente a seleção do local da final da Champions e que no futuro ela se poderá realizar fora da Europa.

DN

E se a final da maior competição de clubes do continente europeu se realizar, no futuro próximo, em Nova Iorque /EUA)? A hipótese não é descabida para o novo presidente da UEFA, o esloveno Aleksander Ceferin (eleito há mês e meio). "Ir de Portugal ao Azerbaijão, por exemplo, é praticamente o mesmo que ir a Nova Iorque. Para os adeptos não seria problema, mas veremos que decisão tomar. É uma competição europeia, portanto vamos reflectir sobre a questão", reconheceu o dirigente, esta quinta-feira, citado pelo agência Associated Press.

" Creio que poderá ser uma ideia no futuro, mas teremos de discutir o assunto", sublinhou Ceferin, insistino na ideia de tornar "totalmente transparente" a escolha do local da final da Liga dos Campeões a cada época. " Atribuir as finais da Liga dos Campeões ou da Liga Europa como um favor político é errado. Com um processo de candidatura transparente, estaremos a proteger a estrutura da UEFA. Quem quer que seja que nos telefone, que tente pressionar-nos ou pedir certos favores terá uma resposta clara: "Peço desculpa, as regras são cristalinas e não podemos fazer nada'", disse o esloveno, que substituiu o francês Michel Platini à frente da UEFA.

No fim desta época, a final da Liga dos Campeões 2016/17 vai realizar-se em Cardiff (País de Gales). A de 2017/18 terminará em Kiev (Ucrânia).