21 novembro 2018 às 21h11

Detetados 14 casos de sarampo na região de Lisboa e Vale do Tejo

Catorze casos de sarampo foram detetados na região de Lisboa e Vale do Tejo desde o dia 8 até esta quarta-feira, dez deles confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

Lusa

De acordo com a Direção-geral de Saúde "estes casos configuram a existência de dois surtos distintos, ambos com origem em casos de doença importados de países europeus".

A DGS refere que, "até à data, todos os casos confirmados são em adultos, um dos quais se encontra internado e clinicamente estável", sem indicar onde.

Segundo a DGS, está em curso uma "investigação epidemiológica detalhada", que inclui "a investigação laboratorial de todos os casos".

A Direção-geral de Saúde explica que o vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra, e os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

"Os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal", alerta.