03 junho 2017 às 14h19

Marcelo recusa estar em campanha eleitoral

O Presidente percorreu hoje de manhã em modo de arruada o centro de Angra dos Heroísmo

João Pedro Henriques

Dezenas de pessoas foram esta manhã ao encontro de Marcelo enquanto este percorria o centro histórico da capital da lha Terceira, parte final de uma longa caminhada iniciada no Monte Brasil.

Percorrendo a rua da Sé até desaguar na Sé propriamente dita - onde tinha o bispo de Angra, D. João Lavrador, à sua espera -, Marcelo distribuiu beijos, abraços e "selfies" com toda a gente com quem se foi cruzando - e sem receber nenhuma manifestação de hostilidade. Com ele, sempre a seu lado, o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, e outras autoridades locais e regionais (o presidente da câmara, o Representante da República, etc).

Já depois de se encontrar com o bispo e de rezar na Sé, diria aos jornalistas, em frente à pastelaria Athanásio, que não está em campanha eleitoral para um segundo mandato: "Eu comprometi-me só com um mandato de cinco anos".

Mas até esse mandato terminar - acrescentou - "há muito caminho para fazer, muitas pessoas para encontrar". "Se eu cumprimento uma pessoa, tenho de cumprimentar todas" - e o que quer é estar "próximo das pessoas: é isso que esperam de mim, é isso que eu vou dar às pessoas".

Quanto a campanhas eleitorais, sublinhou precisamente que neste momento o Presidente "tem a vantagem" de ser quem está mais distante de ciclos eleitorais: autárquicas em outubro, Europeias em junho de 2018 e legislativas em 2019.

O dia do PR - terceiro de um périplo de seis dias por sete ilhas dos Açores (todas menos São Miguel e Santa Maria) - começou com uma visita a uma unidade militar de Angra, incluiu depois a arruada e depois um encontro com Misericórdias. Marcelo e comitiva voarão depois para o Pico.

Nos Açores