16 maio 2016 às 15h46

Portugal tem quatro campeões mundiais em cálculo mental

Um dos estudantes conqustou o título mundial pelo terceiro ano consecutivo

Lusa

Quatro estudantes portugueses, dois deles de Abrantes, conquistaram este ano o título de campeões mundiais de cálculo mental no SuperTmatik, nos respetivos escalões, tendo João Bento, de 14 anos, conquistado o título mundial pelo terceiro ano consecutivo.

Nos resultados provisórios avançados no site da organização, Portugal ficou em primeiro lugar na geral do SuperTmatik - concurso de cálculo mental com jogo de cartas destinado ao treino das operações básicas da matemática para os alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade - e com quatro estudantes lusos a conquistarem as posições cimeiras nos respetivos escalões etários, sendo dois deles estudantes em Abrantes, um de Castelo Branco e um outro de Mafra.

Rita Mascate, estudante do 4º ano na escola da Chainça, do Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes, João Bento, do 8º ano da secundária Solano de Abreu, pertencente ao Agrupamento de Escolas nº 1 de Abrantes, Matilde Santos Lourenço, do 1º ano do Centro Social Padres Redentoristas, de Castelo Branco, e Miguel Diogo Ruivo, do 5º ano da escola Básica António Bento Franco, em Ericeira, Mafra, foram os mais rápidos do mundo na resolução das 15 equações da competição.

[artigo:5146907]

João Bento, de 14 anos, conquistou o 1º lugar no seu escalão e o segundo melhor tempo mundial de sempre, no total das 10 edições do concurso, com um tempo de resolução de 34,1 segundos às 15 equações que lhe foram apresentadas, o 2º melhor tempo da história da competição, e com um tempo médio de resolução de 2,27 segundos por equação.

João Silva Bento, estudante do 8º ano na Escola Secundária Solano de Abreu, sagrou-se campeão mundial de cálculo mental pelo terceiro ano consecutivo. O recorde mundial da prova já lhe pertence e este ano gastou mais sete centésimos de segundo relativamente ao ano passado.

O 2º classificado, um aluno coreano (47' 11"), ficou a uma distância de 13 segundos de João Bento. O terceiro lugar foi para a Escócia, com um tempo de 47,40 segundos.

No ano passado, João Bento conseguiu um tempo de resolução de 33,66 segundos às 15 equações que lhe foram apresentadas. A vitória nos últimos dois anos deu a João Bento dois troféu de cristal e a possibilidade de jantar duas vezes com o então Presidente da República, Cavaco Silva, a convite deste.

Rita Mascate, de 10 anos, no primeiro ano em que participou, e perante milhares de concorrentes de todo o mundo, foi a mais rápida, com um tempo de resposta de 41,44 segundos às 15 equações, dando um avanço de 5,45 segundos à segunda classificada, (China), com 46,89 segundos, e mais de seis segundos ao terceiro classificado (Malta), que gastou 47,40 segundos.

"Eu adoro tabuadas e estou sempre a fazer contas", destacou Rita Mascate, tendo referido que soube da importância do seu feito pela reação do seu professor: "quando soube o resultado, o meu professor ficou muito espantado pelo que me pareceu que tinha sido bom", disse a jovem campeã mundial.

"Ela gosta de fazer bem e trabalha sempre para ser a melhor, em vários domínios, é uma característica dela. É um resultado espetacular e que é motivador para ela", destacou a mãe de Rita, Cristina Martins.

Da escola da Chaínça, de Abrantes, saiu ainda um 9º lugar, ficando Simão Silva no 'top ten' mundial, ainda no 4º escalão, com o tempo de 49,99 segundos.

[artigo:5168575]

No total dos nove escalões, Portugal conseguiu quatro primeiros lugares e a liderança na classificação geral.

A organizadora do evento mundial disponibilizou na sua página na internet a classificação parcial da competição, tendo divulgado a classificação dos primeiros 20 países no concurso SuperTmatik 2014/2015 e a classificação dos 10 melhores alunos de cada escalão. Os resultados definitivos e estatísticas oficiais serão conhecidos no dia 18 de maio.

A competição relativa aos Campeonatos SuperTmatik, que decorrem anualmente e online, envolveu no ano passado mais de 277 mil alunos de 65 nacionalidades diferentes.