Desportos
28 abril 2019 às 16h46

Sporting campeão europeu de futsal pela primeira vez

Leões bateram o anfitrião Kairat Almaty por 2-1 no jogo decisivo, conquistando pela primeira vez o troféu depois de terem saído derrotados nas finais de 2010/11 e das duas últimas épocas.

David Pereira

O Sporting conquistou este domingo a Liga dos Campeões de futsal pela primeira vez, ao vencer o anfitrião Kairat por 2-1 na final realizada em Almaty, no Cazaquistão.

Um golo de Cavinato, a desviar um remate de Cardinal, deu vantagem aos leões no primeiro minuto do segundo tempo. A 13 minutos do fim, Merlim fez o 2-0 através de um disparo que surpreendeu o guarda-redes Higuita. Entretanto, Douglas reduziu para os cazaques a dois minutos e vinte segundos do apito final. Os cazaques tentaram tudo para chegar ao empate, mas Guitta, com uma defesa assombrosa com 30 segundos para jogar, segurou a vantagem leonina e confirmou o título europeu para os leões.

No final do jogo, o treinador Nuno Dias não conseguiu evitar algumas lágrimas, abraçando de forma efusiva todos os elementos da equipa técnica. O presidente do Sporting, Frederico Varandas, acompanhou ao vivo no Cazaquistão este grande feito da equipa leonina e abraçou um a um toda a comitiva na cerimónia da entrega das medalhas e da receção da taça. Nesta altura foi entoado no recinto o hino do Sporting "O mundo sabe que", música que foi cantada por todos os jogadores.

A muitos quilómetros de distância, em Lisboa, os leões abriram as portas do Pavilhão João Rocha para os adeptos que quiseram seguir em direto a transmissão televisiva do jogo que se realizava no Cazaquistão. E também aqui houve festa. A equipa leonina chega a Portugal esta segunda-feira depois do almoço.

A formação lisboeta chegou à final ao eliminar os espanhóis do Inter Movistar, por 5-3, vingando as derrotas nos encontros decisivos nas últimas duas temporadas. O Kairat, campeão em 2012/13 e 2014/15, afastou nas meias-finais o FC Barcelona, por 5-2.

Até atingir esta fase da competição, o Sporting começou por ficar no segundo lugar do Grupo 4 da ronda principal, atrás do Kairat Almaty e à frente de Lidselmash Lida (Bielorrússia) e Feniks (Kosovo). Na etapa seguinte da prova, os leões impuseram-se no Grupo C da Ronda de Elite, prevalecendo sobre o Benfica, os russos do Sibiryak e os croatas do Novo Vrijeme.

Além das finais de 2016/17 e 2017/18, ambas frente ao Inter Movistar, o Sporting tinha perdido no jogo decisivo diante dos italianos do Montesilvano, em 2010/11. Os verde e brancos foram ainda semifinalistas nas edições de 2001/02, 2011/12 e 2014/15. Até este domingo, o único clube português a conseguir sagrar-se campeão europeu de futsal tinha sido o Benfica, em 2009/10. O Inter Movistar é o emblema mais laureado a nível europeu, com cinco troféus (2004, 2006, ainda sob a designação de Boomerang Interviú, 2009, 2017 e 2018).

O Barcelona, entretanto, conquistou este domingo o terceiro lugar na Liga dos Campeões de futsal, ao vencer o Inter Movistar, até aqui bicampeão em título, por 3-1, em Almaty, no Cazaquistão.

Varandas: "Jogadores tornaram-se imortais"

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, considerou que os jogadores da equipa de futsal reservaram um lugar de destaque na história do clube depois da conquista da Liga dos Campeões da modalidade. "Este é um dia de emoção e um dia de história. Era um título que perseguíamos há mais de uma década e, no primeiro ano em que a UEFA lhe dá a dignidade máxima, o troféu é do Sporting. Tenho um grande orgulho em todo o grupo e estrutura. Não éramos os favoritos, mas os heróis nunca partem favoritos e estes jogadores tornaram-se imortais na história do Sporting", disse, emocionado, em declarações ao canal de televisão do clube.

Também o treinador, Nuno Dias, exaltou o esforço dos atletas: "Os jogadores foram fantásticos na forma como lutámos. Os sentimentos que trouxemos para o Cazaquistão no jogo de hoje foram indispensáveis para este triunfo. Foi a solidariedade, o espírito de equipa, a confiança em todos os momentos do jogo e a forma como nos unimos. Fomos felizes, mas merecemos toda a felicidade e agora é usufruir e esperar para regressar a Portugal, pois já estamos com saudades."

Bruno de Carvalho lembra "investimento"

O ex-presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, não tardou a reagir à conquista da equipa de futsal dos leões, lembrando o investimento feito na modalidade nas últimas temporadas. "É para termos alegrias destas, é por um Sporting CP vencedor que trabalhámos tanto nos últimos anos!", começou por dizer no Instagram.

"Afinal valeu a pena investir! Parabéns ao enormes treinadores e atletas do futsal do Sporting Clube de Portugal, os novos Campeões Europeus! Nós os Sportinguistas merecemos momentos destes", acrescentou.

FPF felicita leões pela conquista

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, felicitou e agradeceu ao Sporting pela conquista do título de campeão europeu de futsal, ao vencer na final os cazaques do Kairat Almaty, por 2-1. "Gostaria de felicitar o Sporting pela conquista da Liga dos Campeões de futsal, a mais importante competição mundial de clubes desta modalidade. A conquista do Sporting, gostaria de sublinhar, prestigia não apenas o clube, os seus associados e adeptos, como também o desporto nacional e o país", lê-se na mensagem assinada por Fernando Gomes, no sítio oficial da FPF na Internet.

Na quarta presença dos leões na final da prova, a terceira consecutiva, o Sporting marcou pelos internacionais italianos Cavinato (22 minutos) e Alex Merlim (27) marcaram os golos dos 'leões', enquanto o cazaque Douglas Júnior (38) reduziu para o Kairat, juntando-se ao Benfica no historial da prova, que ergueu o troféu em 2009/10, quando se chamava UEFA Futsal Cup. "Ao jogadores, ao Nuno Dias e toda a sua equipa técnica, ao staff de apoio, dirigentes, sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal envio uma sentida palavra de admiração e agradecimento pela forma superlativa, pela forma como, mais uma vez, representaram o futsal português num contexto de máxima competitividade e excelência", prosseguiu o líder federativo.

Fernando Gomes reconheceu "que só através do trabalho árduo, da enorme dedicação e paixão, do talento e do sacrifício se consegue atingir objetivos desportivos tão importantes, como é o caso da Liga dos Campeões de futsal". "Lembraria, nesta hora de festa, que o Sporting nunca desistiu, mesmo após duas derrotas nas finais de 2016/17 e 2017/18, de lutar por este sonho. O vosso exemplo é a prova de que, para vencer, não se pode abdicar de lutar. Obrigado e muitos parabéns, Sporting Clube de Portugal", rematou Gomes.