19 março 2018 às 17h30

Seis casos suspeitos de sarampo no Hospital de Gaia

Três jovens, dois adultos e uma criança de 13 anos aguardam diagnóstico. Há 117 casos suspeitos

DN/Lusa

Há mais seis casos suspeitos de sarampo no norte. Desta vez, no Hospital de Gaia, refere a TVI24. Estes seis: três jovens, dois adultos e uma criança de 13 anos, juntam-se a mais 117 casos suspeitos, anunciados esta segunda-feira de manhã, em conferência de imprensa.

"Existem seis suspeitas, três dos quais são estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar [ICBAS]. Estamos a aguardar pelas análises", disse fonte do hospital, à Lusa. A mesma fonte acrescentou que "já estão a ser tomadas medidas preventivas gerais" e remeteu para mais tarde mais esclarecimentos.

Esta manhã, o secretário de Estado da Saúde, Fernando Araújo, revelou que existem em Portugal 42 casos confirmados de sarampo, todos em adultos. Até esta manhã, os casos confirmados diziam respeito a adultos jovens, entre os 20 e os 40 anos, muitos profissionais de saúde e estudantes de Medicina. Além do Hospital de Santo António, onde estão internados três doentes e foram confirmados os primeiros casos, há pessoas internadas em São João (uma) e Matosinhos (uma). "Mais de dois terços dos doentes estavam vacinados", referiu o governante.

Fernando Araújo falou em 117 casos suspeitos, número que abrangia "apenas uma criança de 12 meses". Face às ocorrências detetadas no CHVNG/E, sobe para 123 o número de casos suspeitos.

Em caso de dúvidas, o secretário de Estado Adjunto da Saúde recomenda que se ligue para a linha de saúde 24 (808 24 24 24), cujos profissionais darão "indicações claras, onde se dirigir e o que fazer".