14 março 2018 às 18h24

Surto de sarampo: sete casos confirmados em 32 suspeitos

Em 2016, Portugal tinha assinalado a eliminação da doença, mas este é o segundo ano com casos. Há 32 casos a aguardar diagnóstico.

DN
DN

A diretora-geral da Saúde confirmou esta quarta-feira a existência de sete casos de sarampo no Hospital de Santo António, no Porto. Graça Freitas disse, depois à RTP, que são já 32 os casos suspeitos. Situação é já um surto, confirma a DGS ao DN.

Ontem, terça-feira, o Hospital de Santo António divulgou a existência de 20 casos suspeitos de sarampo, depois de uma pessoa ter sido internada com esse diagnóstico.

À noite, a Direção Geral da Saúde (DGS) informou, em comunicado, que dois casos já estavam confirmados. Um homem de 27 anos e outro de 43. Estando este último ainda internado, mas "clinicamente estável". Um dos casos confirmados estaria ligado a França, onde há registo de circulação do vírus.

A DGS recordou ontem que o sarampo "é uma das doenças infecciosas mais contagiosas podendo provocar doença grave, principalmente em indivíduos não vacinados". Apelou, novamente à vacinação, sublinhando que esta é "a principal medida de prevenção".

Atualmente têm-se verificado surtos de sarampo, em países europeus onde existem comunidades não vacinadas. Em Portugal a doença chegou a ser dada como erradicada, em 2016, depois de anos sem doença. Os últimos casos de sarampo tinham sido importados. No ano passado, uma das 35 mortes por sarampo foi em Portugal.

Segundo os dados de 2017, mais de 87% das pessoas que contraíram sarampo não estavam vacinadas.