13 março 2018 às 21h01

DGS confirma dois casos de sarampo. Outros estão em investigação

Hospital de Santo António, no Porto, confirmou vinte casos suspeitos entre os funcionários. Direção Geral da Saúde anunciou investigação para apurar origem da infeção

DN
DN

Direção Geral da Saúde (DGS) confirma dois casos de sarampo na região norte. Sem referir o caso concreto, estará a reportar-se aos casos suspeitos no Hospital de Santo António, no Porto.

Confirmados estão dois casos: um homem de 27 anos e outro de 43 anos. O último está "internado e clinicamente estável", refere o comunicado. O primeiro a ser diagnosticado foi o homem de 27 anos, que já está curado, e terá ficado doente em França.

A DGS informou que "estão em investigação outros doentes com sinais e sintomas clínicos, de início súbito, incluindo exantema (erupção cutânea), dores musculares e cansaço". Foi também aberta uma investigação para apurar a origem da infeção.

As autoridades de saúde não confirmam quantos casos estão em investigação, mas o hospital falava em 20 funcionários doentes. A confirmação de que têm sarampo chegará depois dos resultados das análises que estão a ser feitas pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

A DGS lembra ainda que a vacinação é a principal medida de prevenção contra o sarampo. Recordando que atualmente verificam-se surtos em alguns países europeus devido à existência de comunidades não vacinadas.

O Hospital de Santo António divulgou hoje ter internado um profissional daquela unidade de saúde por suspeita de ter contraído sarampo, tendo sido feitas colheitas para análise cujos resultados serão conhecidos quarta-feira.

O hospital afirma ter procurado saber de outros casos, incluindo entre pessoal em folga, sendo que no final foram sinalizados "20 casos idênticos, todos em profissionais", sublinhando, porém, não haver ainda qualquer confirmação de que se trata de sarampo, podendo ser uma outra virose.

Segundo aquela unidade de saúde, "esta manhã (terça-feira, 13 de março de 2018) alguns profissionais do Hospital de Santo António, jovens adultos, apresentaram sintomas e sinais clínicos, de início agudo, incluindo exantema (rubor) cutâneo, febrícula (apenas alguns), mialgias e cansaço".

Segundo o hospital, "não há nenhum doente com ligação epidemiológica conhecida com um caso confirmado de sarampo", não sendo de excluir tratar-se "de uma outra virose", já que "a apresentação clínica não é tão exuberante como habitualmente, designadamente com febre, prostração tosse, manchas da bochecha interna".

Ainda, "não é provável um surto de sarampo manifestar-se com todos os casos num mesmo dia, atendendo à variabilidade individual dos períodos de incubação e de contágio".

O hospital garante que "foram tomadas as medidas recomendadas para casos de sarampo" e que as autoridades locais e regionais de saúde Pública e a Diretora-Geral da Saúde foram informadas.

Com Lusa