Conteúdo Patrocinado
09 julho 2018 às 13h24

Frango do campo, em sintonia com a Natureza

De carne firme e saborosa, há o frango que ainda cresce no campo, sem truques, apenas ao ar livre e no tempo certo - ao compasso da Natureza.

Na imensidão de frangos do mercado, só alguns se destacam como frangos do campo. Um verdadeiro frango do campo deve ser criado na Natureza, com bastante espaço, crescer calmamente, ao seu ritmo, e ter uma alimentação igualmente natural: à base de cereais, tornando assim a carne consistente e saborosa. O frango do campo tem um nome científico pomposo - gallus gallus domesticus -, mas não é de cerimónias. Vem do campo diretamente para qualquer refeição familiar. Afinal, quantos de nós não se recordam de domingos em família, tendo como almoço uma deliciosa canja e um estufado, feitos com frango do campo? De facto, o frango do campo tem um sabor especial, destacando-se não só pelo método de produção inerente, como pelas características sensoriais e nutricionais da sua deliciosa carne. Mas a tradição sente-se nesta carne branca muito antes de ela nos chegar ao prato. Afinal, a criação de frangos do campo é feita ao ar livre, com raças mais rústicas e de crescimento lento.


Este sistema de produção ao ar livre, com mais espaço, permite à ave a manifestação do seu comportamento natural, permitindo-lhe exercitar a sua massa muscular e crescer livremente. Este aspeto, associado à alimentação, feita essencialmente à base de cereais, propicia um maior desenvolvimento das fibras musculares e potencia uma maior deposição de compostos antioxidantes no músculo. Obviamente que fatores como estes têm um forte e benéfico impacto no aspeto da carne, na sua qualidade organolética e nutricional, bem como na sua conservação.


A criação e a comercialização de frango do campo nestes moldes permitem às famílias o acesso a um produto tradicional. É possível termos à nossa mesa um frango com as características de antigamente, mesmo no quotidiano citadino.

A pensar em levar a tradição a todas as casas, o Clube de Produtores Continente assegura que os frangos do campo são criados devidamente, dispondo de uma equipa técnica especializada em produção animal, que, em parceria com os produtores, garante o cumprimento de todas as normas e requisitos de produção e bem-estar animal, a par da qualidade e da segurança alimentar. Deste modo, é garantido que no Talho Continente encontrará a melhor carne, proveniente dos melhores produtores, com naturalidade e tradição desde a criação do frango até à sua chegada às lojas Continente.

Vantagens do frango do campo
O frango é fonte de riboflavina e vitamina B6, pelo que o seu consumo pode contribuir para o normal funcionamento dos sistemas nervoso e imunitário, sendo que a riboflavina ajuda, ainda, na manutenção de uma visão adequada. Para além disso, este tipo de carne é rica noutras vitaminas, como a niacina e a vitamina B12, que dão um valioso contributo para o funcionamento psicológico. No seu conjunto, estas vitaminas permitem ainda contribuir para a beleza da pele, cabelo e unhas, podendo auxiliar na renovação de alguns tipos de células.


Tipicamente, é uma carne firme, de fácil digestão e com um sabor pouco intenso, sendo, por isso, muitas vezes recomendada para crianças e idosos. O frango do campo, nutricionalmente mais rico, que tão bem casa com a acidez do limão e com o sabor do alecrim, tem tantos benefícios para a saúde, para a beleza e para as suas pupilas gustativas que não comer é mesmo uma pena. No Continente, encontra o sabor da Natureza: o frango do campo que terá o maior protagonismo em qualquer mesa.

Benefícios
Quando consumida sem pele e sem gorduras visíveis, é considerada uma carne magra, sendo recomendada para quem se preocupa em fazer uma alimentação saudável. Destaca-se a grande variedade de vitaminas do complexo B - essenciais para o sistema nervoso e para a função psicológica e que contribuem também para a regulação da atividade hormonal e saúde do coração.

Valores nutricionais (por cada 100g)
201 kcal
Minerais: K
Vitaminas: B2, B3, B6, B12

Como consumir
Em termos culinários, este é um produto multifacetado que faz parte da nossa cultura culinária. Existem muitas receitas que têm como ingrediente principal o frango do campo, destacando-se o famoso arroz de cabidela, canja e o frango na púcara. É um produto que se encontra disponível durante todo o ano.

Sabia que...
Para escolher o frango mais fresco, procure uma coloração da pele branca ou amarelada, que não deve apresentar indicações de queimadura pelo frio ou viscosidade.