05 novembro 2016 às 00h37

Vem aí o clássico com mais jogadores sub-23 da história do campeonato nacional

São nove os jovens com menos de 23 anos que se preparam para serem titulares no duelo de amanhã no Dragão

Carlos Nogueira e Bruno Pires

Aí está o clássico com jogadores mais jovens titulares da história do campeonato nacional. Quando o árbitro Artur Soares Dias apitar para o início do 165.º jogo entre FC Porto e Benfica deverão estar em campo nove jogadores com menos de 23 anos, algo inédito em 82 anos da principal competição de Portugal.

Do lado dos Dragões, Otávio (21 anos), Óliver Torres (21), Diogo Jota (19) e André Silva (21) têm sido titulares e o treinador Nuno Espírito Santo deve manter-lhes esse estatuto na partida de amanhã. Do lado dos encarnados, Nélson Semedo (22 anos), Lindelöf (22 ), Grimaldo (21), Franco Cervi (22) e Gonçalo Guedes (19) têm sido peças fundamentais para Rui Vitória e assim se devem manter.

Até ao momento, apenas dois jogos entre estas duas equipas tiveram oito jogadores com menos de 23 anos em campo como titulares. A 24 de novembro de 1963, no Estádio da Luz, registou-se um empate 2-2, tendo alinhado Jacinto Santos, António Simões e Serafim pelo Benfica, enquanto João de Almeida, Alípio Vasconcelos, Custódio Pinto, Jaime Silva e Nóbrega foram lançados do lado do FC Porto.

Mais recentemente, a 10 de maio de 2014, em jogo da última jornada, numa altura em que tudo já estava decidido e os encarnados já preparavam a final da Liga Europa com o Sevilha, voltaram a alinhar oito jovens de início: Danilo, Diego Reyes, Mikel Agu e Ricardo Pereira jogaram pelo FC Porto, enquanto João Cancelo, Djuricic, André Gomes e Ivan Cavaleiro alinharam de início pelo Benfica. Nesta partida, foram ainda suplentes utilizados outros cinco futebolistas com menos de 23 anos: os portistas Kelvin e Quintero; e os benfiquistas Lindelöf , Bernardo Silva e Lazar Markovic. No total, passaram pelo campo 13 jovens nessa noite no Dragão, que o FC Porto venceu por 2-1.

Amanhã, além dos nove prováveis titulares há ainda mais cinco jogadores que podem estar no banco de suplentes e que preenchem o requisito de ter menos de 23 anos: o portista Rúben Neves e os benfiquistas Danilo Barbosa, André Horta, Andrija Zivkovic e José Gomes.

André Silva faz anos no clássico

Este jogo será especial para André Silva, que festeja precisamente amanhã o dia do seu 21.º aniversário. Este será o seu primeiro duelo com o Benfica na equipa principal do FC Porto. Aliás, há mais jovens estreantes em clássicos: do lado dos dragões Diogo Jota e Otávio também se estreiam, enquanto pelos encarnados são Grimaldo e Franco Cervi.

Enquanto isso, Diogo Jota deverá ser o jogador mais novo em campo, a 28 dias de completar 20 anos, seguido de perto por Gonçalo Guedes, que atinge os 20 anos no dia 29 deste mês.

Contudo, há dois jogadores que concorrem também para serem os mais novos no relvado do Dragão. Desde logo, Rúben Neves que só festeja os 20 anos em março do próximo ano, sendo mais provável que seja utilizado a partir do banco de suplentes. Mais remota é a possibilidade de José Gomes, de 17 anos, poder ser utilizado por Rui Vitória, apesar de ser presença regular nas últimas convocatórias. No entanto, o facto de o mexicano Raúl Jiménez já ter recuperado de lesão, tem afastado do banco de suplentes o jovem formado no Seixal, que já fez contabiliza cinco jogos na equipa principal do Benfica.

Independentemente do que se passar em campo, o clássico de amanhã à noite tem tudo para entrar na história do campeonato nacional, como aquele que mais jogadores jovens terá em campo.