07 dezembro 2016 às 00h36

Sporting "deixa água na boca" no adeus à Champions

Jogo com o Legia decide presença na Liga Europa ou o fim das prova europeias. Jesus admite poder pensar já no dérbi lisboeta

Isaura Almeida

Ganhar, empatar ou dizer adeus à Europa. Este é o cenário do leão à partida para o jogo com o Legia (19.45, Sport TV), o último da fase de grupos da Champions, que será também o adeus do leão à prova milionária. Em melhor posição para ganhar a vaga na Liga Europa, Jorge Jesus recusa, ainda assim, o rótulo de favorito atribuído pelo treinador adversário. "Isso do favoritismo é subjetivo. Pode-se ser favorito pelo historial, mas o Sporting anda à procura da sua identidade na Europa. Talvez o treinador do Legia diga isso pelas nossas exibições nesta fase de grupo, que deixaram água na boca, e não tanto pelo historial do Sporting na Europa", defendeu o treinador leonino.

Isto apesar de estar convicto da vitória: "O Legia é uma equipa forte em casa, com um futebol criativo, mas se nós justificarmos aquilo que já fizemos nos jogos com o Real Madrid e o Borussia Dort-mund, se apresentarmos a mesma qualidade de jogo, estaremos mais perto da vitória."

Independentemente do desfecho do Grupo F da Liga dos Campeões, Jorge Jesus considera que o Sporting fez por merecer mais do que três pontos em cinco jogos. "O nosso sonho era passar a fase de grupos, não conseguimos; tentaremos o segundo objetivo. Sabemos que o Legia tem um futebol forte e criativo e temos de justificar o que fizemos contra os outros dois adversários", disse, recordando assim mais uma vez os duelos que perdeu, no limite.

O jogo é fora de Alvalade. O que, no caso do Sporting, significa problemas. Desde que o novo modelo da Champions entrou em vigor (1992), o Sporting participou na prova apenas sete vezes (desde 1997). E tem um registo negativo fora de portas: 14 derrotas, quatro empates e três vitórias em 21 jogos. Esta época, a equipa de Jesus já perdeu em Madrid (2-1) e Dort-mund (1-0). Agora vai jogar num campo onde o campeão europeu sofreu e não venceu (3-3).

Questionado sobre até que ponto o jogo com o Benfica, domingo, irá condicionar as escolhas, Jesus admite que isso possa suceder. "Estamos muito perto do jogo da Luz, mas focados neste jogo. Não direi que a 100%, mas a 90%. O que acontecer no decorrer deste jogo irá fazer que tome decisões em função do presente e do futuro, mas neste momento o que nos interessa é o jogo com o Legia", afirmou o técnico.

Depois escondeu se vai ou não jogar com três centrais, a tática que quase surpreendeu o Borussia em Dortmund. Ricardo Esgaio ou Paulo Oliveira, quem joga no lugar do castigado João Pereira? "São dois jogadores com características individuais diferentes. Isso passa muito pela estratégia de jogo. São duas opções, ainda pode haver outra. A minha opção estará em consonância com o que queremos para o jogo e como pretendemos abordar o adversário", respondeu o técnico.

Já Bryan Ruiz mostrou-se pouco preocupado com os efeitos das baixas temperaturas e com a possibilidade de jogar como segundo avançado, atrás de Bas Dost. "Já estamos acostumados ao frio, na época passada jogámos na Rússia e não nos condicionou. Quanto à posição em que vou jogar, tanto me faz, se encostado à direita se mais ao meio", afirmou o camisola 10, que espera qualificar-se e "ir o mais longe possível na Liga Europa".

Algo que os polacos também ambicionam. Há 21 anos que o clube procura um triunfo na Champions, o que a acontecer hoje colocará o Legia na Liga Europa e o Sporting fora das competições europeias. Enquanto isto, em Madrid, o Real, de Ronaldo, e o Borussia Dortmund discutem o 1.º lugar.